fundo parallax
Feliz Natal!
23/12/2016
Tempos Modernos: Como superar e vencer a crise
09/01/2017

Feliz Ano Todo (Tudous)

Todos nós sabemos que a comemoração da transição de um ano para o outro é mais que uma tradição. O termo mais usado é “Ano Novo” mas também a palavra “Réveillon”  é empregada para definir tal conceito.

 

É Feliz Réveillon pra cá, Feliz Réveillon pra lá, mas você sabe o significado da palavra Réveillon? A palavra é de origem francesa,  proveniente do verbo réveiller que significa “reanimar” ou “acordar“, obviamente em sentido figurado.

 

Portanto ao empregar a palavra para determinar esta ocasião, chegamos ao conceito do “despertar” de um novo ano, de um novo tempo. Curiosamente “Réveillon” só passou a ser usada para definir o Ano Novo em meados do século XX.

 

Anteriormente, a palavra francesa definia uma refeição leve, realizada nas ultimas horas da noite; posteriormente foi utilizada para indicar a Ceia de Natal. Quando foi designada para conceituar a passagem de ano, veio para ficar e criou raízes.

 

Geralmente comemora-se a festa de Réveillon no dia 1º de Janeiro nos países de cultura ocidental, seguindo os conceitos do calendário  romano (743 a.C.); posteriormente a Igreja Católica veio a adotar o calendário gregoriano oficialmente (séc. XVI), mas foram mantidas e preservadas as definições do calendário anterior. A tradição de comemorar a passagem de ano é muito antiga, havendo registros históricos de 2000 a.C. perante os povos antigos.

Curiosamente alguns povos comemoram o Ano Novo em datas diferentes; por exemplo, os chineses comemoram  entre janeiro e fevereiro a passagem de ano, enquanto os judeus comemoram no mês de setembro.

 

O que há em comum nessas comemorações são os shows pirotécnicos, além da degustação de pratos típicos. No Brasil por exemplo, o churrasco na virada do ano esta se consolidando como um prato tipico da data. Beber champanhe também é uma antiga tradição, herdado dos europeus.

 

Ainda há quem prefira pular ondas, comer uvas ou trajar roupas brancas. Não importa seu costume, o que importa é que renovemos nossas esperanças no inicio de um novo ano, com muita fé, dedicação e empenho.

 

O Tudous deseja a todos um Feliz Ano Novo, repleto de prosperidade e realizações!

Tudous, sempre ao seu lado!

 

 

 

 

 

 


Assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades que estamos preparando.


[mauticform id="2"]
close-link
Assine nossa Newsletter!

Pin It on Pinterest

Shares